Sobre o IELTS

Posted by Daniel Medeiros Wed, 03 Jan 2007 15:14:00 GMT

Está confirmado: Próxima segunda, começa um “mini-curso” de preparação para o IELTS. Escolhi fazer na Cultura Inglesa, pois é a instituição que aplica a prova aqui no Nordeste e creio, e espero, que eles tenham uma boa idéia de dicas práticas para o teste. Apesar de já saber, conversando com o professor, acabei ficando na dúvida: Qual o tipo de teste eu devo fazer?

Para aqueles que ainda não sabem, existem duas opções da provas Reading e Writing do IELTS: General Training e Academic. (As provas de Listening e Speaking são as mesmas para ambas as opções) O Academic é, como o nome diz, voltado para instituições de ensino, por exemplo, para programas de mestrado. Dizem que é mais difícil que o GT. O General Training é mais voltado para programas de treinamento profissaionalizante, escolas secundária ou, ainda, para programas de imigração. Para tirar qualquer dúvida que possa ainda restar (para aqueles que argumentam que o Academic, por ser mais difícil é mais recomendado), o próprio consulado diz: “Note: IELTS has two options for the reading and writing tests. There is a ‘General Training’ and an ‘Academic’ option. You must take the ‘General Training option’.”

Logo surge a próxima dúvida: E quanto eu preciso tirar? Bom, quanto mais melhor, né? ; )

Na verdade, se você achar muito difíicil tirar a nota máxima, fique tranquilo, pois basta um 7 (numa escala de 0 a 9).

Como o post tá ficando grande (putz, e eu que costumo dizer que não gosto de escrever muito!), vou me aproveitar da tabela do consulado, que acho que deixa bem claro e de forma resumida a relação entre resultado do IELTS e pontos para o processo.

Tabela Notas IELTS

Vou deixar para falar mais sobre o IELTS depois. Um abraço a todos.